quinta-feira, 12 de abril de 2012

Sintomas da depressão – Sinais de Aviso


Como é que consegue sabe que está deprimida? Parece uma pergunta estúpida, mas a maioria de nós não consegue reconhecer sinais de que está deprimida, ou não quer aceitar que está nesse estado. No entanto pelo menos uma em cada dez pessoas sofrerá uma experiência depressiva no decorrer da sua vida.
A maioria das pessoas que sofrem de depressão não gosta de falar sobre isso. Este estigma exacerba a depressão e acaba por ser perigoso, pois muitas pessoas não procuram por ajuda.
Ao contrário de um problema físico, como uma infeção viral ou o osso fraturado, não existe um exame que nos permita avaliar e identificar o estado depressivo de uma pessoa. Por isso, a depressão é diagnosticada tendo por base uma série de sintomas.
Veja de seguida uma lista de 8 sintomas que podem indicar que está a sofrer uma depressão.
  1. Perda ou Ganho de Peso
  2. Problemas em Dormir
  3. Dores e Enxaquecas Frequentes
  4. Raiva e Irritabilidade
  5. Alcoolismo
  6. Problemas em Concentrar-se
  7. Problemas no Trabalho
  8. Falta de Libido

A depressão pode levar a um desinteresse pela comida, por isso qualquer pessoa pode começar a perder peso sem dar conta. Mas também pode acontecer o contrário, ou seja, para preencher o vazio emocional, algumas pessoas deprimidas começam a comer mais para encontrar conforto e assim ganhar peso.

Tal como o apetite, as mudanças físicas podem flutuar entre dois extremos. Tanto pode sentir-se extremamente cansada e sonolenta durante todo o dia, como achar impossível de conseguir adormecer. Um exemplo dessa privação de sono provocada pela depressão é quando acorda a meio da noite, todas as noites.

Depois há ainda sintomas mais físicos, ligados a desconforto, sistema imunitário diminuído, dores, enxaquecas, generalizadas, que ocorrem durante um episódio depressivo.

Se sofre constantemente de episódios de depressão, então andará sempre frustrada, o que se manifesta com raiva. Por isso, se anda sempre irritada diariamente, pode estar a sofrer de depressão.
Estudos indicam que cerca de 40% das pessoas que lutam contra a depressão têm uma ligação ao alcoolismo. O uso de medicação ilegal ou prescrita é também uma forma de estas pessoas fugirem aos seus sentimentos. O consumo de álcool e medicamentos levam a problemas hepáticos, diminuído por isso a saúde, que piora em episódios depressivos.

Ser incapaz de se concentrar, levar horas a fazer uma tarefa que costuma demorar menos tempo, e conseguir conciliar os seus pensamentos de forma coesa é outro dos sintomas de depressão. Se sente que não tem energia mental para realizar pequenas tarefas, pode estar a sofrer de depressão, procure ajuda especializada.

O estado depressivo também afeta a nossa vida profissional. Um elevado absentismo devido à incapacidade de acordar a horas é um bom exemplo. Até mesmo a perda de um ou dois dias de trabalho, ou chegar atrasada ao trabalho são sinais comuns de depressão. Estar no local de trabalho e nada fazer, é também um sinal de depressão.

Num ponto mais pessoal, a falta de interesse sexual pode também ser uma característica de que está a sofrer de depressão. Se está numa relação, uma falta de empenho para com o seu companheiro pode fazê-la sentir-se culpada, e insegura, o que leva a um aumento de depressão.

COMBATER A DEPRESSÃO

Para conseguir lidar com a depressão adequadamente é necessário estar atenta aos sinais iniciais de depressão e procurar por ajuda e tratamento o mais cedo possível. Caso não o faça, nem seja capaz de lidar com o problema, irá entrar numa espiral onde não irá querer falar com ninguém, o que apenas tornará as coisas piores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário