segunda-feira, 19 de março de 2012

Como limpar tapetes e carpetes


Limpar um tapete requer alguns cuidados. O primeiro deles é saber de que material ele é feito. Cada matéria-prima tem a maneira e os produtos corretos para ser limpa.
Mas em geral, o aspirador de pó é a melhor maneira para limpar tapetes e carpetes.
Esta limpeza deve ser feita semanalmente em carpetes. No caso de lugares com grande movimento, um truquezinho é usar bicarbonato de sódio no saco do aspirador para eliminar os odores mais fortes.
Os tapetes, além de poderem ser retirados e batidos, podem, da mesma maneira, ser aspirados como solução diária. Mas lembre-se de que os tapetes de fibras naturais devem ser aspirados no modo mais fraco para que suas fibras não sejam danificadas.
Quando cair algum líquido em carpetes ou tapetes, coloque imediatamente papel absorvente sem comprimi-lo, evitando assim que a mancha penetre mais nas fibras.
Depois, use detergente neutro em panos limpos. Nunca esfregue muito no mesmo lugar para evitar o desgaste da cor.
Uma mistura caseira de uma porção de vinagre claro para duas de água pode ajudar bastante. Umedeça uma esponja nesta mistura e passe levemente sobre todo o tapete ou carpete. O vinagre, além de higienizar, também tira manchas de ketchup, café, refrigerantes, chocolates, colas e mofo.
Outra boa dica é que não se deve deixá-los molhados por muito tempo. Quando usar água na higienização, abra bem as janelas e, se possível, ligue o ventilador (não se deve usar ferro de passar nem secador de cabelo).
Não esqueça, porém, que de vez em quando uma limpeza pesada, feita por profissionais, ajudará muito a prolongar a vida útil do seu tapete.
Beijos

Nenhum comentário:

Postar um comentário