quarta-feira, 21 de março de 2012

Sardas


A Julianne Moore tem sardas.
A Megan Fox tem sardas.
A Patty Pimentinha, do Snoopy, tem sardas.
Os pontinhos que surgem na pele podem ser um charme. Mas também podem incomodar quem tem. É uma tendência genética e as sardas em geral surgem no rosto, braços e ombros. Crianças ou adultos de pele e olhos claros são as mais propensas a ter. As sardas podem ser interpretadas como um aviso do seu corpo de que ele está recebendo excesso de sol. Para quem tem pele muito clara, um pouquinho de sol já pode ser demais.
Para minimizar o aparecimento das sardas, proteja-se do sol no dia a dia e evite exposição ao sol forte. Se estiver na praia ou piscina, use filtro solar com alto grau de proteção anti-UVA e anti-UVB. Além do filtro, use camiseta, boné, chapéu ou viseira de aba larga o suficiente para proteger boa parte do rosto. E, na medida do possível, fique à sombra.
As crianças
 A tendência já se revela na infância. Muitas vezes não há cuidado de mãe ou pai que consiga evitar sardas na criança predisposta a ter. Mas proteja a criança contra o sol e as sardas virão em menor número.
Na praia ou piscina, para facilitar a aplicação em um rosto pequeno, uma  boa dica é usar filtro solar em bastão. E qualquer que seja o filtro, tanto bastão quanto creme, deve ser aplicado em grande quantidade. Reaplique depois que a criança der um mergulho porque mesmo filtros à prova d’água saem parcialmente na água. Outro motivo é que, depois do mergulho, as crianças costumam passar a mão no rosto, removendo o filtro solar. E um pouco mais de filtro vai embora quando a criança se seca com toalha.
Tratamento
Em algumas pessoas, as sardas aparecem no verão e quase desaparecem no inverno. Em outras, elas chegam para ficar o ano inteiro. Se estiverem incomodando, existem tratamentos clareadores como luz pulsada, laser ou peeling químico. Consulte seu dermatologista e, se for o caso, elimine da sua pele parte desses polêmicos pontinhos.
 
Fonte: Espelho Meu - Lucia Mandel

Nenhum comentário:

Postar um comentário